Líquen Plano Pilar

O Líquen Plano Pilar (LPP) é uma Alopécia Cicatricial, isto é, há destruição do folículo piloso (fábrica do pêlo). Trata-se de um processo frequentemente crônico e recorrente, de causa ainda incerta, mas de provável mecanismo autoimune, ou seja, o próprio sistema imunológico da pessoa ataca os folículos. O líquen plano pilar é mais comum em mulheres, representando 60% a 90% dos casos, iniciando-se frequentemente da depois dos 40-50 anos de vida.

 

A doença começa com uma área de vermelhidão e descamação no couro cabeludo (como uma caspa), com muita coceira. Evolui com áreas lisas e irregulares de perda de cabelo, podendo atingir quase todo o couro cabeludo.

 

Diagnóstico

 

Para confirmar o Líquen Plano Pilar (LPP) o médico dermatologista especialista - tricologista faz exames clínicos, exames dos fios e a tricoscopia. Frequentemente a biópsia do couro cabeludo é necessária para a confirmação diagnóstica e avaliação da atividade da doença.

 

Tratamento

O objetivo do tratamento do Líquen Plano Pilar (LPP) é evitar a morte de mais cabelos, por isto, o mais importante é o reconhecimento precoce da doença pelo médico dermatologista especialista - tricologista. Podem ser nescessários medicamentos tópicos e sistêmicos em alguns casos, em outros, injeção de medicamento direto no local acometido é preferido.

22_edited.jpg
17.Esquemademiniaturizaçãofios.png
17.Esquemademiniaturizaçãofios.png